terça-feira, 24 de dezembro de 2013

NOTA DE AGRADECIMENTO


A todos os secretários, servidores, colaboradores da Prefeitura de Araripina e imprensa.

Nossos sinceros agradecimentos pela ajuda prestada ao nosso trabalho em 2013. Renovamos aqui a amizade e o companheirismo que pautaram nosso sucesso neste ano. Agradecemos a Deus pela vida de todos vocês. Esperamos melhorar ainda mais em 2014, aprendendo com nossos erros e acertos.
Obrigado por tudo. Tenham todos um feliz Natal e um e abençoado 2014.


ASCOM - PMA 

Araripina,criminosos tomam de assalto 40 mil reais de Casa Lotérica e levam dois funcionários como reféns

A ação criminosa aconteceu por volta das 10h30min de sexta-feira (20), na Rua 15 de Novembro no itinerário da Casa Lotérica para a agência da Caixa Econômica Federal no centro de Araripina – PE, quando dois indivíduos armados tomaram de assalto à importância de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e levaram a gerente do estabelecimento como refém. De acordo com informações da polícia, os assaltantes fugiram em um veículo Fiat Pálio de cor prata de placas EJJ-1721/SP que durante a fuga foi abandonado após apresentar problema mecânico próximo ao fórum de Araripina – PE, local onde os indivíduos tomaram de assalto um Fiat Siena de cor prata de placas PES-9538/PE que passava pelo local e fizeram mais uma vítima de refém colocando-a no porta malas do carro. Os assaltantes esqueceram no interior do veículo abandonado, um revólver cal. 38 mm. Que momentos depois os criminosos libertaram a vítima e também abandonaram o segundo veículo após baterem em uma barreira já no Distrito de Serrolândia no município de Ipubi – PE e fugiram para o matagal. A PM conseguiu identificar três pessoas envolvidas no episódio, sendo uma delas um comerciante todas residentes no Distrito de Serrolândia no município de Ipubi – PE, porém, a polícia civil investiga o caso. 
(Reportagem: Nilson Macedo)

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Armando visita Araripe e defende governo Dilma


Armando
Visita Armando
Em encontros com prefeitos, lideranças e entidades do Araripe (AVA), Armando pontuou que o governo Dilma dá continuidade ao processo de inclusão social iniciado pelo ex-presidente Lula, com atenção especial para Pernambuco. “A presidente Dilma deu continuidade a todos os projetos iniciados à época do presidente Lula. Nos três primeiros anos do governo Dilma foram liberados até mais recursos federais para Pernambuco do que nos primeiros anos de mandato de Lula”, comparou.
Para Armando, programas como o Mais Médicos mostram os acertos de Dilma na condução das políticas sociais. “Por onde ando em Pernambuco, tenho testemunhado o êxito deste grande programa que está levando o atendimento de saúde básica para a população. Tenho inclusive constatado a forma carinhosa com que os médicos são acolhidos pela população”, afirmou o senador.
Ex-presidente do SENAI Nacional, Armando também louvou o esforço de qualificação profissional realizado pelo Governo Federal com o Pronatec. “Este programa pode contribuir com a segunda geração do Bolsa Família, oferecendo às pessoas a condição de poderem prover amanhã o seu próprio sustento e o seu futuro”.
Armando em Ouricuri
Agenda de resultados – Armando Monteiro saiu do Araripe com uma grande conquista para a Região. Primeiro visitou o prefeito de Ouricuri, Cézar de Preto, onde esteve em seu gabinete e comentou sobre as chuvas que voltaram a cair na região. Ainda na cidade, em reunião com o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, ele teve a garantia de que o projeto do Canal do Sertão será amplamente rediscutido com a população. O projeto original do canal de irrigação havia sido recentemente modificado, excluindo o Araripe. Uma comissão, formada por representantes da região e diretores da Codevasf, com a participação de Armando, será formada para rediscutir o projeto.
Outra garantia dada pelo presidente da Codevasf à região, a partir da solicitação de Armando, foi a instalação de um escritório de representação da Codevasf no Araripe. Entre sexta-feira (20) e domingo (22), Armando esteve nos municípios de Araripina, Ouricuri, Granito, Exu, Trindade, Bodocó, Santa Cruz e Ipubi.
No giro pelos municípios, também recebeu os títulos de cidadão de Trindade e Ipubi e reuniu-se com representantes do Sindugesso e com o bispo emérito da Diocese de Petrolina, Dom Paulo Cardoso.
Fotos: Bruno Morais

Ex-jogador do Náutico natural de Ouricuri é encontrado morto em Petrolina

Foi assassinado a tiros na madrugada desta quinta-feira (19) o ex-jogador de Pernambuco, Edilson Dias Augusto, de 37 anos. O corpo foi encontrado em uma estrada de terra próximo ao Projeto N-9 e a Transnordestina, em Petrolina.

De acordo com o cunhado da vítima, Joaquim Ribamar Souza Santos, Edilson estava bebendo por bares da cidade com pessoas desconhecidas pelos familiares. Edilson era natural de Santa Rita, distrito de Ouricuri, no sertão de PE.
Mais conhecido como ‘Lô’ ou ‘Dias’, Edilson Dias Augusto já jogou em times como o Petrolina, Náutico, em Pernambuco, e Francisco Beltrão, no Paraná. Ele era casado e tinha três filhos. O local do enterro ainda está sendo definido pela família, segundo o cunhado.

TRAGÉDIA DE FIM DE ANO: 05 MORTOS DA MESMA FAMÍLIA

Cinco pessoas da mesma família morrem em acidente no Piauí


Carro em que família estava incendiou ao bater em carreta na BR-316 no Piauí (Foto: Sérgio Alves)

Uma batida entre um carro e uma carreta na BR-316, em Valença do Piauí (216 km de Teresina), causou a morte de cinco pessoas da mesma família neste domingo (22).
O acidente foi por volta das 11h. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro invadiu a pista oposta, atingiu a carreta de frente, ficou preso sob o veículo e explodiu.
A carreta também pegou fogo, mas motorista e passageiro conseguiram sair e não se feriram.
Todas as vítimas estavam no carro, que seguia de Teresina para Picos (PI) –uma mulher de "mais de 90 anos", segundo a PRF, sua filha, uma neta e dois bisnetos adolescentes.
A Polícia Civil suspeita que a motorista do carro possa ter tido um mal súbito, o que teria causado o acidente.
O trânsito no local ficou liberado em apenas uma pista durante a tarde deste domingo.

Metade do veículoficou embaixo da carreta com impacto da colisão (Foto: Sérgio Alves)

domingo, 22 de dezembro de 2013

Prefeitura de Araripina entrega para a população a nova unidade de saúde em Nascente


A comunidade do distrito de Nascente recebeu na noite de ontem (19) mais uma importante obra da Prefeitura de Araripina. O prefeito Alexandre Arraes foi até o distrito para entregar a nova Estratégia de Saúde da Família – ESF, totalmente reformada e ampliada.
Esta ESF de Nascente faz parte de um grande plano de reformas, ampliações e construções de unidades de saúde de acordo com o padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura já entregou unidades novas paras as comunidades do distrito de Serrania e do bairro do Cavalete I e outras duas estão em construção no Alto da Boa Vista e Vila Santa Maria.
A população recebeu com muita alegria e satisfação a nova ESF de Nascente que foi inaugurada com a presença da primeira dama Roberta Arraes, da Secretária de Saúde Glória Beatriz e do vereador do distrito João Dias e principalmente do povo que foi prestigiar a visita do prefeito e a chegada deste grande conquista para a saúde.
O prefeito Alexandre Arraes destacou a igualdade entre a sede do município e os distritos. Para ele não existe diferença entre as necessidades e obrigações, por isto a Prefeitura de Araripina tem investido numa série de obras e benfeitorias para Nascente. “Estamos inaugurando uma nova Estratégia de Saúde da Família para a população de Nascente na certeza de que muitas outras obras chegarão ao longo da nossa gestão”, afirmou.
JUSTA HOMENAGEM
Durante os pronunciamentos a primeira dama Roberta Arraes rendeu justa e emocionante homenagem a três antigas parteiras do distrito. As senhoras Chiquinha, Gelza e Vera são as parteiras mais antigas de Nascente e receberam da mão de Roberta Arraes um buquê de flores em agradecimento ao povo do distrito.

ASCOM-PMA Créditos fotográficos: Gustavo Mendes


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Comunicamos aos Servidores do Município de Araripina que na data de ontem, 20 de dezembro de 2013, como determina a legislação atinente à espécie, foi pago o 13º Salário pelo Município e, que, a Prefeitura Municipal cumprindo determinação legal, efetuou o pagamento dos valores referentes aos vencimentos.
Aos servidores que ainda possuem, do 13º salário, referente ao ano de 2013, valor remanescente a perceber, estamos aguardando o ingresso do recurso federal, com data prevista até o dia 30 de dezembro de 2013, para que possamos realizar o pagamento do remanescente. Esclarecemos que nossa administração preza pela legalidade de seus atos e que, jamais deixaria de pagar ao servidor o direito constitucional garantido.

Alexandre Arraes

Prefeito

Comentário racista no Twitter custa emprego de executiva

AFP - Agence France-Presse
A diretora de comunicação da InterActive Corp (IAC) - proprietária de sites como match.com, Meetic, Vimeo e The Daily Beast -, Justine Sacco, foi demitida neste fim de semana, depois de ter feito piada no Twitter com as vítimas da Aids na África.

O comentário da executiva virou alvo de chacota e insultos nas redes sociais (Reprodução: Internet)
O comentário da executiva virou alvo de chacota e insultos nas redes sociais
“Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!”, publicou Justine na última sexta-feira, antes de embarcar para a África do Sul. A mensagem, lida apenas por seus seguidores, então 200, foi encaminhada para um funcionário do site Buzzfeed.com, que lhe deu maior divulgação, segundo a imprensa americana.

Ao desembarcar, Justine apagou a mensagem e sua conta no Twitter, mas o estrago já estava feito, e o comentário virou alvo de chacota e insultos nas redes sociais, tornando a hashtag #JustineSacco uma das mais discutidas no Twitter.

Mesmo após a demissão, a gafe da executiva continuava sendo comentada nas redes. Neste domingo, o domínio justinesacco.com redirecionava o internauta a um site de doações para a luta contra a Aids na África.

“O comentário ofensivo não reflete a visão, nem os valores, da IAC”, assinalou a empresa. “Tratamos este assunto com muita seriedade, e tomamos medidas junto à funcionária envolvida. Não há justificativa para o comentário publicado, que condenamos com firmeza.”

Justine desculpou-se neste domingo (22), em um comunicado citado pela ABC News: “Palavras não podem expressar o quanto me arrependo e o quanto é necessário para mim pedir desculpas ao povo sul-africano, que ofendi com uma mensagem desnecessária e insensível.”

A executiva lembrou que nasceu na África do Sul. “Existe uma grave crise por causa da Aids neste país. Infelizmente, é muito fácil falar com leviandade sobre uma epidemia que nunca foi enfrentada diretamente”, assinalou.

“Por ser insensível a essa crise - que não discrimina por raça, gênero ou orientação sexual, e sim nos aterroriza de forma uniforme -, e por milhões de pessoas que vivem com o vírus, sinto vergonha”, concluiu.

"GARÇOM AQUI NESTA MESA DE BAR"

REI DO BREGA: Rossi pediu a conta. E a nossa saudade vai pagar

Rei do Brega universalizou a boemia, democratizou a roedeira, embaralhou dores e amores

Arte: Jarbas/DP
Arte: Jarbas/DP
A cadeira está vazia. A conta, encerrada. O copo, emborcado e saudoso do dono. O uísque com Coca-Cola repousa no passado. O garçom continua atento às lamúrias, a todas as confissões. Mas o silêncio prevalece. A voz do ídolo se calou. Reginaldo Rossi morreu. E a dor, tão cantada por ele em paixões, desamores, traições, abandonos e lamentos, agora serve à tristeza pela partida súbita do ídolo.

Pobre, de origem humilde, dono de uma cabeleira bem brasileira, Reginaldo Rossi reunia todos os aspectos desprezados por uma indústria do show businness ávida por sinais de perfeição. O sucesso conquistado de forma gradativa, no entanto, demoliu prováveis empecilhos à trajetória artística. 

A performance no palco, as brincadeiras, músicas e referências sexuais sem pudores pavimentaram o apreço de públicos e artistas de gêneros musicais distintos. Querido do rock ao sertanejo, do forró ao mangue beat, ele arrastou da cozinha para a sala de estar o brega apedrejado publicamente, mas vivenciado às escuras nas noites, nos bares, na rotina por vezes indescritível. Sobre o palco, desfiou as metades da alma humana. As dores mais renegadas da traição, da desilusão, da saudade e da paixão bandida. Os sabores mais desejados dos amores, das conquistas, da beleza e da vida. Ignorou recortes e costumes. Quebrou barreiras sociais e econômicas. Entrelaçou ricos e pobres, mulheres e homens em torno de letras e composições. Foi o homem de chinelo no pé, na mansão ou no barraco. 

Passeou por sentidos e sensações. Exaltou o Recife, encantou Itamaracá, decifrou a raposa, seduziu mon amour. O mundo visto e o sonegado, nas linguagens cabíveis ao sentimento. Universalizou a boemia, democratizou a roedeira, embaralhou dores e amores. Nas brechas do preconceito, inverteu o rótulo de brega e se fez porta-voz de um gênero marginalizado por cantar o que todos vivem. Abriu a camisa e as mentes, exibiu os pelos e as contradições entre gosto e discriminação, dispensou a meia dos sapatos e desnudou um Brasil doido para se ver e mostrar.

Foi rei da simplicidade. Descartou a intelectualidade da língua, preteriu construções rebuscadas, desprezou o afago à crítica. Falou o idioma do plebeu. Em inglês, francês, árabe, japonê, errado, torto e certo. Necessário. Tomou emprestadas expressões do cidadão comum, deu vida aos dilemas das massas, tornou poesias as desventuras de qualquer coração. Fez-se cara, história e sentimento do povo. 

Mas os óculos escuros, parceiros de toda sorte, estão órfãos. No balcão, sobra o vazio. Palco e microfone se enchem de ausência, da partida sem hora para voltar. Os fãs, chifrados pela morte, encaram o gole amargo da despedida. E nem adianta lamentar. Rossi pediu a conta da vida. E, com muita saudade, todos nós vamos pagar.

Policiais militares da Ciosac trocam tiros com assaltantes em Caruaru-PE; um Tenente da Ciosac e dois bandidos são baleados; um dos bandidos não resistiu e morreu


Quatro marginais que estavam em duas motos, tomaram de assalto em Gravatá-PE, um carro Crosfox de cor vermelha, de placas PFE-7500, na noite dessa sexta-feira (20). Para comemorar o sucesso do roubo, eles ligaram para duas mulheres e por volta das 02h00 da madrugada deste sábado (21), eles vieram a Caruaru, no carro roubado. A Polícia Militar foi acionada, a Patrulha do Bairro Rendeiras, foi designada para interceptar os bandidos, caso eles pegassem o anel viário. Eles entraram em Caruaru pelo anel viário, mas quando viram a viatura, empreenderam fuga furando o bloqueio e seguiram em alta velocidade, sentido Centro. A equipe da CIOSAC, estava realizando patrulhamento na periferia da cidade, pois estava havendo um show no Pátio de Eventos, como os marginais seguiam para as imediações, a CIOSAC seguiu para o Bairro Salgado para tentar interceptar o carro, e visualizou um veículo Crosfox vermelho, os PM´s tentaram abordar o veículo, mas foram recebidos a bala, nisso reagiram e houve uma intensa troca de tiros, que resultou em três feridos, o comandante da guarnição Tenente Ferraz, que foi baleado no braço direito e dois marginais, Ronaldo Francisco Pereira, de 18 anos, que reside no Bairro Caic, em Gravatá, que foi atingido na perna e o outro identificado apenas por “Danilo” que foi baleado no abdome. Todos foram socorridos pelo Samu, para o Hospital Regional do Agreste (HRA), onde o “Danilo” não resistiu e acabou morrendo, já o Tenente e o outro assaltante foram medicados e liberados. No Crosfox roubado estavam Ronaldo Francisco, “Danilo”, José Guedes da Silva, de 21 anos, que reside no Bairro Caic em Gravatá, Solaine Priscila de Melo, de 24 anos, residente no Bairro Caixa D'água, em Gravatá e Solange Oliveira da Silva, de 27 anos, que reside no Bairro Salgado em Bezerros. Um sexto elemento conseguiu fugir com um revólver usado contra a polícia. Os quatro acusados foram apresentados no Plantão da Delegacia Regional de Caruaru, juntamente com o material apreendido, como o carro roubado, duas toucas-ninja, alguns pertences das vítimas tomados nos assaltos e uma espingarda tipo garruncha. Os acusados poderão responder por roubo, resistência a prisão, tentativa de homicídio e formação de quadrilha. 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Trindade é recorde de público na primeira noite em comemoração aos seus 50 Anos


Uma semana abençoada e muita chuva, além de uma programação festiva em comemoração aos 50 anos de emancipação política da cidade de Trindade.

A noite de ontem (18) iniciou com uma missa em Ação de Graças na igreja Matriz – Paróquia da Sagrada Família, com a presença do prefeito Dr. Everton Costa, da primeira dama, Drª Conceição Barros, vice-prefeito, Jaécio Sá, do deputado Estadual, Ricardo Costa, vereadores e secretários do município participaram para pedir a Deus mais bênçãos para as famílias trindadenses.
Após a missa, a abertura dos festejos com as atrações da noite, no palco, em frente à Prefeitura de Trindade, propôs muita música com o cantor Gabriel Diniz, Gatinha Manhosa, Forrozão Talismã e Adriano Arrochado que conquistaram um público já esperado pelos organizadores do evento.
O Cinquentenário continua e ontem a partir das 22h, no palco do evento “Trindade 50 Anos” quem se apresentou foi a banda que arrasta multidões, Aviões do Forró, além da banda Caviar com Rapadura, da dupla Alex e Ronaldo e Marcas da Paixão, e contou também com um belíssimo Show Pirotécnico.
Trindade recebeu ontem milhares de pessoas e vem recebendo toda a sociedade local, os turistas, lideranças políticas do município e do Estado. Muita segurança tem sido oferecida durante o evento, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, segurança privada, Tenda da Saúde, entre outros. Para a população trindadense, a comemoração da cidade Cinquentenária garante também um clima natalino de muita paz e alegrias na semana de festividades.

ASCOM – TRINDADE


Orientadores de trânsito recebem kit de trabalho e iniciam as atividades imediatamente


A Prefeitura de Araripina promoveu na manhã de hoje (19) a entrega do material de trabalho para os 20 orientadores de trânsito que começaram os trabalhos nas ruas da cidade. A entrega foi realizada pelo prefeito Alexandre Arraes e pelo diretor presidente da Autarquia de Trânsito e Transportes de Araripina – ATTA, Sebastião Arrais.
Os orientadores de trânsito passaram por um extenso e completo curso de capacitação ministrado pelos servidores da ATTA e também com módulos com participação da Polícia Militar e Detran. Durante o treinamento eles foram orientados a conscientizar os motoristas, motociclistas e pedestres de maneira preventiva, pois não poderão emitir nenhuma multa por infração.
Na entrega do kit para os vinte orientadores, o prefeito Alexandre Arraes destacou que Araripina sai na frente neste tipo de ação em prol de um trânsito melhor e mais organizado. “Este é mais um passo importante para melhorarmos nosso trânsito. Já instalamos novos semáforos, sinalizamos as ruas vertical e horizontalmente e agora estamos colocando 20 orientadores devidamente preparados para conscientizar a população. Esperamos contar com a colaboração de toda a sociedade”, afirmou.
Os orientadores circularão pelas principais ruas e avenidas de segunda a sábado nos horários da manha e tarde para orientar e fiscalizar o trânsito, educando sobre as principais infrações de trânsito como uso de cinto de segurança, capacete, vias de mão única, respeito ao semáforo entre outras.
Estavam presentes à entrega a primeira dama Roberta Arraes, o Capitão Francinaldo do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, o diretor da 23ª Ciretran, Bruno Oliveira, representantes da Polícia Militar, Associação de Taxistas, Associação de Mototaxistas, vereadores e secretários municipais.

ASCOM-PMA Créditos fotográficos: Gustavo Mendes

IRRESPONSABILIDADE QUE SAI CARA: Pais que não conseguem mudar estilo de vida perdem 4 filhos na Justiça


A Câmara Especial Regional de Chapecó confirmou sentença em que um casal perdeu o poder familiar sobre os quatro filhos. Consta nos autos que, após diversas visitas à casa dos réus, o conselho tutelar achou melhor colocar as crianças em abrigo, pois viviam em condições de negligência física e psicológica. Os réus apelaram e informaram que já estavam melhor estruturados para receber os filhos. Não foi isso que novo estudo social constatou. 

   Segundo relatório da equipe multidisciplinar designada para acompanhar e atender as demandas sociais da família, o pai é viciado em drogas e tanto ele quanto a mãe parecem não conseguir assimilar as responsabilidades que lhes cabem, mesmo depois de instruídos pelos profissionais que se disponibilizaram a ajudar a família a organizar-se. Apesar de terem recebido móveis novos, eletrodomésticos e roupas de cama, sumiram com as doações sem saber dizer onde tinham parado. Foram incluídos em programas de proteção, auxílio à família e orientação, mas nada disso adiantou. 

   As crianças vestiam-se com roupas inadequadas à temperatura, viviam sujas, com fome e cheias de vermes. Uma delas quase precisou passar por transfusão de sangue em razão de uma anemia. Elas verbalizavam não querer estar com os pais. Para o desembargador substituto Paulo Ricardo Bruschi, relator do recurso, o problema dos demandados não é de ordem financeira, mas sim comportamental, pois nem mesmo a possibilidade de melhorar de vida e o risco de perder os filhos foram suficientes para que mudassem de vida, tornando a permanência dos filhos na família mais perniciosa do que a ausência desta. 

   A análise minuciosa dos autos não deixa dúvida de que os pais/apelantes descumpriram os deveres inerentes à condição de pai e mãe. E, nesse caso não há dúvida, a destituição do poder familiar é a medida mais justa e acertada, concluiu Brischi. A decisão foi unânime. Araripe Informado

Empresa é condenada por impurezas dentro de garrafa de refrigerante



O juiz da14ª Vara Cível de Brasília julgou procedente o pedido de um vendedor ambulante, condenando a Indaiá Brasil Águas Minerais LTDA a pagar a quantia de R$ 15 mil, a título de danos morais, devido a existência de impurezas no interior da garrafa de refrigerante vendida o que causou ofensas por parte do cliente.

O vendedor ambulante alegou que vende produtos alimentícios variados, como pipocas, balas, lanches etc. Em novembro de 2008 adquiriu alguns produtos em um estabelecimento para revender no seu ponto comercial. Dentre os produtos adquiridos, havia nove garrafas de refrigerante da marca Indaiá fabricada pela empresa. Retornando ao seu local de trabalho, vendeu um desses refrigerantes da marca Indaiá a um dos seus clientes, o qual detectou a presença de corpos estranhos no interior da garrafa. Logo em seguida, o cliente iniciou uma sequência de ofensas ao vendedor na presença de outras pessoas, apesar das explicações de que a garrafa ainda estava lacrada e de que não tinha intenção de lesar ninguém. Depois do ocorrido, afirmou que passou a ser vítima de chacotas e que seus fregueses passaram a duvidar da qualidade e higiene de seus produtos.

A Indaiá alegou que o vendedor deixou de comprovar o nexo de causalidade entre os fatos narrados e uma eventual conduta de sua parte. Além disso, afirmou não ter cometido nenhum ato ilícito e não estar comprovada a ocorrência de dano moral. Por fim, alegou que os fatos narrados não passam de mero aborrecimento do cotidiano.

Anteriormente, a 14ª Vara havia  proferido sentença julgando improcedente o pedido inicial. Contudo, o TJDFT, em julgamento da apelação interposta pelo autor, cassou a sentença e determinou a abertura de instrução probatória. Em seguida, foi realizada uma audiência de instrução e julgamento e proferida nova sentença.
 
De acordo com a decisão, o Instituto de Criminalística da Polícia Civil quando da sua análise constatou que a garrafa achava-se hermeticamente fechada, com pressão e sem vazamentos. Além disso, o lacre encontrava-se aparentemente íntegro e inviolado, todavia, não descartou a hipótese de alteração do conteúdo. Isso porque o ato de girar levemente a tampa, mesmo sem romper o lacre, ocasionava extravasamento do líquido e do gás contidos na garrafa. Por tal motivo, inferiram os técnicos a possibilidade de alteração do conteúdo, muito embora o lacre não houvesse sido rompido. Na esteira desse raciocínio, somente duas conclusões são possíveis: ou o material ingressou na garrafa por defeito no processo de produção do refrigerante, ou o produto não é capaz de se manter inviolável e de atender a um padrão de segurança mínimo que razoavelmente se poderia esperar. Em ambos os casos, a requerida seria responsável pelo dano eventualmente causado. Quanto ao pedido de danos morais, tenho que efetivamente houve violação a direito da personalidade do autor, consistente no abalo ao seu direito de imagem perante sua clientela, que perdura até os dias de hoje, conforme se observa dos depoimentos, o que ultrapassa os limites do mero dissabor e gera o dever de reparar. Araripe Informado

Processo : 2009.01.1.037155-2
Fonte: JurisWay

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

BOMBA CONTRA A MÁFIA DOS LABORATÓRIOS: SUPER INTERESSANTE. SERÁ?

Prêmio Nobel: "O HIV é um vírus inofensivo e não transmite a AIDS, a doença é algo lucrativo"



Um dos maiores especialistas em vírus HIV afirma que a Aids não é contagiosa e que se alguém injetar o vírus em si mesmo não ficará doente

Leia também:





da Redação

Peter H Duesberg  é professor de biologia molecular e celular na Universidade de Berkeley. Ph.D em química pela Universidade de Frankfurt, tornou-se pesquisador do Instituto Max Planck de Virologia, em Tübingen e, desde 1973, é professor titular da cátedra de biologia molecular e celular de Berkeley, cátedra esta que já foi ocupada por mais de um prêmio Nobel.

Sua experiência com os retrovírus o levou a publicar artigos em revistas científicas de reputação internacional, refutando a hipótese de que a AIDS seja causada por um vírus. Propõe como hipótese de trabalho que a AIDS é causada por abuso de drogas e comportamentos auto-degradativos, que leva o sistema imunológico ao colapso. Seus estudos sobre a participação viral na oncogênese o levaram a refutar esta relação. Sugere, como linha de pesquisa científica, que a aneuploidia esteja na origem do câncer.

Em 1996, em seu livro Inventing the AIDS Virus (Inventando o vírus da AIDS) e em inúmeros artigos para jornais e cartas para editores, Duesberg afirma que o HIV é inofensivo, e o uso de drogas ilícitas e farmacêuticas (especialmente de AZT, uma droga utilizada no tratamento da AIDS) são as causas da doença fora da África (a tão comentada Hipótese de Duesberg).

Duesberg afirma que a AIDS na África é errôneamente diagnosticada, e a epidemia é um mito, alegando que o critério de diagnóstico da AIDS na África é diferente de qualquer outro lugar e que a perda da imunidade nos pacientes africanos pode ser explicada por fatores como desnutrição, consumo de água poluída e várias outras infecções que têm os mesmos sintomas da AIDS. Duesberg também argumenta que os retrovírus como HIV sobrevivem de maneira inofensiva, e que a maneira comum de propagação é a transmissão de mãe para filho por infecção no útero.

A Hipótese de Duesberg é apoiada por vários cientistas, em sua maioria Phd's e ganhadores de prêmios Nobel, embora seja atacada massivamente por cientistas de grandes laboratórios, principalmente o GlaxoSmithKline (Burroughs Wellcome na época em que patenteou o AZT). (Fonte: Wikipédia)

Há algum tempo atrás, Peter Duesberg  concedeu uma entrevista à revista Super Interessante, do qual falou mais detalhadamente sobre suas teses:

Fonte: Super Interessante, Edição 157

por Flávio DieguezDesde a eclosão da Aids, em 1981, a expressão “HIV-positivo” se transformou quase que em uma sentença de morte. A presença do HIV em um organismo significava que, mais cedo ou mais tarde, ele adoeceria de Aids. Mas... e se o vírus for inocente? E se ninguém precisasse temer o contágio e nem, por causa disso, tivesse que usar camisinha como uma obrigação, nem tomar drogas pesadas como o AZT, disparadas contra o vírus como a única alternativa de salvação? Essa tese polêmica – ou simplesmente insana na opinião de muitos especialistas – é defendida pelo cientista que mais entende hoje dos vírus da categoria do HIV, chamados de retrovírus. Trata-se do bioquímico alemão, naturalizado americano, Peter Duesberg, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. “Peter é extraordinário e brilhante”, diz a seu respeito o seu maior oponente, o virologista americano Robert Gallo, do Instituto Nacional do Câncer (INC). (Gallo descobriu o HIV e é o autor da tese de que é o vírus que causa a Aids.) Duesberg concordou em dar esta entrevista à Super depois que o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, em abril, anunciou que poderia suspender, em seu país, o tratamento da Aids por meio de drogas anti-HIV, não só por seus efeitos colaterais deletérios, como por haver dúvidas sobre sua eficiência no combate à doença. O anúncio teve o efeito de um terremoto. Pela primeira vez se deu atenção a Duesberg e a mais uma centena de pesquisadores que inocentam o vírus, entre os quais o bioquímico americano Kary Mullis, da Universidade da Califórnia, Prêmio Nobel de Química de 1993. A seguir, entenda por que eles não acreditam que o HIV seja o vilão da história.

Super – Por que você não aceita a teoria de que a Aids é causada por um vírus, o HIV?

A Aids não é compatível com os critérios usados para definir uma doença como infecciosa – isto é, causada por microorganismos. Para começar, todas as infecções levam ao contágio e são comumente transmitidas para quem trata os pacientes. Não se conhece um único médico ou enfermeira que tenha contraído Aids dessa maneira. No total, desde que a Aids foi diagnosticada há 20 anos, mais de 750 000 casos já foram registrados nos Estados Unidos. O fato de não ter havido a contaminação de um médico ou uma enfermeira sequer demonstra que a Aids não é contagiosa.
Mas a Aids não está se espalhando pela população por contágio?

Não. As doenças infecciosas se alastram mais ou menos por igual por toda a população. É o que se vê, por exemplo, na poliomielite, na varíola, na hepatite etc. Em vez disso, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, a Aids é uma enfermidade predominantemente masculina: até 85% dos pacientes são homens. Como explicar a baixa incidência no sexo feminino? E não é só isso: quase 70% dos pacientes masculinos são homossexuais usuários de drogas, o que torna a distribuição da doença ainda mais desigual, mais restrita a um segmento específico da sociedade.
Então, qual seria o papel do vírus?

O HIV não se encaixa nos critérios estabelecidos. Nenhum outro vírus tem o comportamento que se atribui a ele. Enquanto todos os vírus conhecidos causam doença em alguns dias ou semanas após a infecção, o HIV demoraria até dez anos para provocar efeito. É um paradoxo sem explicação. Na verdade, essa demora no aparecimento do mal é característica das doenças associadas às drogas. O câncer de pulmão surge de dez a 20 anos depois que se começa a fumar, e a cirrose, 20 anos depois de começar a beber.
Até que ponto essa analogia é importante para entender a causa da Aids?

Ela mostra o quanto é duvidoso que o HIV seja a causa da Aids. Se ela fosse de origem viral, deveria ter seguido um de dois caminhos possíveis: ou teria sido controlada assim que os pacientes desenvolvessem imunidade a ela, ou teria explodido, como previram erroneamente os cientistas americanos. Mas o que aconteceu foi algo completamente diferente: ela está associada a um estilo de vida, da mesma forma que o câncer de pulmão predomina entre os fumantes e, como ele, continua confinada a uma pequena parcela da população.
Então, a causa da doença seria um comportamento...

A hipótese que nós defendemos é que a Aids é uma epidemia química, não contagiosa, provocada pelo uso persistente de drogas nos Estados Unidos e na Europa, e pela má nutrição (a falta de nutrientes causa problemas químicos, tanto quanto as drogas), na África.
Como se explicam as fotos ou filmes que mostram o HIV infectando as células?

O fato de um vírus estar presente em um paciente não é suficiente para provar que ele seja a causa da doença. Especialmente se a doença não é contagiosa. Na verdade, em sua grande maioria os vírus são “passageiros” inofensivos do organismo humano e nunca causam doenças.
A hipótese da causa química tem sido estudada de uma forma adequada, na sua opinião?

Claramente não. Ao contrário, ela tem sido censurada, suprimida e privada de verbas públicas. Os seus proponentes são intimidados e marginalizados.
Você alega que os tratamentos disponíveis para a Aids não ajudaram ninguém até hoje. O que o faz pensar assim?

Primeiro, as terapias são direcionadas contra o vírus e ele não causa a Aids. Segundo, como as drogas utilizadas prejudicam o sistema de defesa do organismo (como se diz que o HIV faz) elas são Aids por prescrição médica. Receitar AZT, por exemplo, é como receitar a doença.
Como se explica que o jogador de basquete americano Magic Johnson esteja em tão boa forma, embora tenha tido Aids e tomado o AZT?

Você está enganado: Johnson tomou AZT por alguns meses apenas, dez anos atrás. Depois disso nunca mais. E é por isso que tem boa saúde agora. O HIV é inofensivo, mas as drogas anti-HIV são mortais: Johnson é a prova viva disso.
Você acredita que uma pessoa saudável poderia injetar o vírus em si mesma sem risco de ter Aids?

Sim. Isso já acontece. De acordo com a Organização Mundial de Saúde 33 milhões de pessoas, atualmente, são HIV-positivas, mas menos de dois milhões desenvolveram a doença desde que ela é conhecida. Portanto, há 31 milhões de pessoas infectadas e completamente saudáveis no mundo – entre as quais Magic Johnson.
Você faria essa experiência?

Eu já me dispus a isso, desde que o objetivo seja fazer pesquisa – uma investigação financiada por dotações adequadas e com liberdade para publicar os resultados em revistas especializadas. Eu sou um cientista, não um apostador.
Você acredita que o grupo dos chamados “rebeldes da Aids”, do qual você faz parte, pode passar a ser ouvido daqui para a frente?

Penso que o nosso maior aliado é o fracasso da hipótese de que o HIV cause Aids. As pesquisas nessa linha não conduzem à cura, não previnem e nem explicam a doença, a despeito de todos os esforços já feitos em termos de capital e de recursos humanos por mais de 16 anos. A incapacidade de produzir resultados é a marca registrada do fracasso. Isso, mais a simples lógica dos nossos argumentos, refutarão a hipótese corrente mais cedo ou mais tarde. Da mesma forma que Galileu, mesmo que depois de 400 anos, acabou convencendo até o papa de que a Terra gira em torno do Sol. (Só em 1983 a Igreja admitiu que errou ao condenar Galileu.)

Nota da
 Super Interessante :
A SUPER gostaria de fazer um esclarecimento. Em 2000, publicamos
uma entrevista com o biólogo e químico Peter Duesberg, que defendia a tese de
que a aids não era causada pelo vírus HIV. A entrevista foi conduzida por
Flavio Dieguez, um dos maiores jornalistas científicos que já trabalhou
conosco, e está fundamentalmente correta. Mas, ao longo dos últimos 13 anos, as
teses de Duesberg caíram em descrédito e hoje temos muita clareza de que não
deveríamos ter dado espaço a elas. Em parte esse descrédito se deve à tragédia
de saúde pública que se abateu sobre a África do Sul, país que adotou as ideias
de Duesberg em suas políticas de combate à aids. O resultado foi que o vírus se
disseminou. Gostaríamos então de afirmar que, aqui na SUPER, não temos mais
dúvidas de que o aids é causada pelo HIV e de que todo cuidado para evitar a
transmissão desse vírus é fundamental para a saúde pública. Percebemos que esta
entrevista foi redescoberta e está circulando nas redes sociais. Que fique
claro que não concordamos com as ideias expressas nela.

Denis Russo Burgierman, Diretor de redação da Super Interessante