quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeitura de Araripina envia serviços para o distrito de Nascente




A Prefeitura de Araripina está realizando ações de diversas Secretarias nos distritos para levar mais benefícios à população e evitar o deslocamento até a sede do município. O distrito de Nascente foi o primeiro a ser contemplado nesta segunda (25).
A exemplo da Secretaria de Distritos, Vilas e Povoados, que sempre está presente em Nascente e outros distritos, a Secretaria de Projetos e Desenvolvimento Econômico em consenso com os feirantes do distrito organizou a feira-livre que acontece toda terça-feira trazendo mais organização para o local e conforto para os feirantes. Também foi organizada a emissão de carteiras de identidade para a população de Nascente e sítios vizinhos. Desta maneira os moradores não precisam se deslocar pelos 50km entre Araripina e Nascente. Este serviço será realizado em outras datas na sede da Unidade de Atendimento da Prefeitura – Subprefeitura de Nascente.
Outra importante ação em andamento é a participação dos jovens de Nascente na escolha dos cursos profissionalizantes que eles desejam cursar. Uma enquete na rádio local, a pedido da Prefeitura de Araripina, está ouvindo a opinião dos jovens que vão escolher quais cursos desejam que a Prefeitura disponibilize para eles.
Com todas essas ações descentralizadas o prefeito Alexandre Arraes espera que a população dos distritos seja atendida dentro do próprio distrito sem precisar deslocar-se até a cidade. “Vamos levar as ações das Secretarias para próximo da população de maneira a dar mais conforto e agilidade, é o caso do atendimento do Programa Federal Bolsa Família que funciona permanentemente no distrito de Nascente”, destacou o prefeito.

Postado por: Araripe Informado



terça-feira, 26 de março de 2013

Mulher encontra larva em bombom da Cacau Show: 'estou indignada'

'Por ato divino consegui ver antes de comer', diz recepcionista

Às vésperas da Páscoa, a recepcionista Raquel Xavier, do Rio de Janeiro, ganhou de presente de uma amiga um bombom sabor guaraná da marca Cacau Show. O que ela não esperava era perceber que o doce veio também com uma larva. Ela fotografou o chocolate na segunda-feira (25) e enviou a imagem para a imprensa.
"Por ato divino consegui ver antes de comer que tinha um bicho dentro do bombom. Estou enojada", conta Raquel. Ela diz que a amiga comprou o doce no sábado (23). 
"Quando fomos abrir para comer na hora do almoço, a gente viu. Estou indignada com a Cacau Show", lamenta.
RESPOSTA DA EMPRESA
"Em resposta à manifestação da consumidora Raquel Cristina Carneiro Xavier, a Cacau Show informa que está tentando contato com a consumidora, porém sem sucesso, uma vez que só sua mãe atende às ligações da empresa, que precisa falar com a cliente para apurar os fatos e providenciar a retirada do produto para análise. Já de antemão, a empresa informa que trata-se de um caso isolado e que tratará o assunto com a maior seriedade possível.
cacau1.jpg

Vale ressaltar ainda que os produtos da marca são perecíveis e respeitam a legislação da Vigilância Sanitária, no que dispõe às Boas Práticas de Fabricação e Comercialização. Por isso, a Cacau Show realiza severo e rigoroso controle de qualidade, em suas fábricas e nas mais de 1.300 lojas franqueadas da rede, com procedimento higiênico-sanitário no que se refere à refrigeração adequada, controle integrado de vetores e pragas urbanas, desinfecção, manipulação dos alimentos, bem como barreiras nas linhas de produção.
Outro procedimento que a empresa adota é o Programa de Excelência do Franqueado (PEF), o qual preza pela qualidade, excelência e gestão da loja, estoque, área de venda, higiene e dedetização. Para conferir maior idoneidade e seriedade ao Programa, as auditorias são realizadas por uma empresa terceirizada, a Bureau Veritas, uma das mais conceituadas e hoje com mais de 400 mil clientes no mundo inteiro.
Por fim, a Cacau Show reforça o posicionamento de sempre estar à disposição para ouvir seus clientes, mantendo uma preocupação contínua em aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços."
Fonte: Com informações do G1
Publicado Por: Fábio Carvalho

ACORDO BILIONÁRIO ENTRE BRASIL E CHINA


 Brasil e China assinam acordo para comércio bilateral

Mundo

Brasil e China selam acordo de 60 bilhões de reais para troca de moedas


Pacto, assinado durante cúpula dos Brics, busca proteger economia dos dois maiores países emergentes em caso de crise internacional e facilitar comércio bilateral, além de reduzir dependência do euro e do dólar.
Os bancos centrais de Brasil e China assinaram nesta terça-feira (26/03), antes da reunião dos Brics na África do Sul, um acordo no valor de 60 bilhões de reais para uso de moedas locais (swap) em transações comerciais bilaterais.
O pacto, segundo o governo brasileiro, é uma medida de prevenção das duas maiores economias emergentes para momentos de turbulência – como a crise financeira de 2008 e a europeia iniciada em 2011 – e marca, ao mesmo tempo, uma iniciativa para tentar mudar o fluxo de comércio global, dominado pelos EUA, com o dólar, e pela Europa, com o euro.
O acordo foi selado pelo ministro da Fazenda Guido Mantega e o ministro das Finanças chinês, Lou Jiwei, durante uma reunião ministerial e de presidentes de bancos centrais precedente à cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Durban, iniciada nesta terça e que vai até esta quarta-feira.
"É uma espécie de guarda-chuva, que implica em um relacionamento mais estreito com a China em diversas áreas", disse Mantega. "É um mecanismo para ser aplicado em caso de agravamento do cenário financeiro global."
Segundo o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o acordo bilateral terá validade de três anos e poderá ser renovado. O montante, explicou, representa dez meses de exportações do Brasil para a China e oito meses de importações.
O comércio entre China e Brasil somou cerca de 75 bilhões de dólares em 2012 – ou seja, o acordo firmado nesta terça-feira representa quase metade desse valor. A expectativa das autoridades brasileiras é de que a troca de divisas esteja em operação já a partir do segundo semestre deste ano. 
Aproximadamente metade das exportações brasileiras para a China consiste em ferro ou produtos derivados. Já os principais produtos importados pelo Brasil são do setor de eletrônicos e maquinaria.
 “Nosso interesse não é estabelecer novas relações com a China, mas expandir relações que possam ser usadas em caso de turbulências no mercado financeiro”, disse o presidente do BC.
Mantega e o ministro chinês assinaram, ainda, um memorando de entendimento que trata da cooperação bilateral em políticas macroeconômicas, fiscais e financeiras. O documento visa a contribuir para o aprofundamento da cooperação econômica, financeira e comercial, além da parceria estratégica entre Brasil e China.

Araripe Informado

Policiais do Denarc desviaram 3 toneladas de cocaína

 

Sequestro, tortura, tráfico de drogas e até o relato de assassinatos fazem parte da investigação da Polícia Federal (PF) que começou a desbaratar uma quadrilha encastelada no Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). Os papéis da Operação Dark Side mostram que os homens do Denarc atraíam traficantes internacionais para São Paulo para sequestrá-los e achacá-los, além de roubar a droga e revendê-la a bandidos amigos. O esquema funcionaria desde 2004 e, segundo o delegado-chefe da PF em Sorocaba, Roberto Boreli Zuzi, teria desviado pelo menos três toneladas de cocaína.
A PF está apurando o patrimônio dos sete policiais civis presos. Seis deles são do Denarc e um da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), de Sorocaba. Segundo o delegado Zuzi, se não comprovarem a origem do patrimônio, os policiais também serão acusados de lavagem de dinheiro. Alguns dos presos ostentariam patrimônio incompatível com a renda e teriam usado dinheiro da droga para adquirir apartamentos, chácaras e carros de luxo. O bloqueio dos bens foi pedido à Justiça.
A PF desvendou o esquema quando monitorava um suspeito de tráfico em Sorocaba, o empresário de jogadores de futebol Marcelo Athiê, que está foragido. Ele seria o destinatário de um carregamento de 133 kg de cocaína apreendido em 15 fevereiro na Rodovia Castelo Branco - outros 175 quilos estavam no apartamento do investigador Alexandre Lajes. Foram presos então dois traficantes e os investigadores Lajes e Michael Ruiz, do Denarc, e Glauco Fernandes, de Sorocaba, que escoltariam a droga. Eles alegam inocência.
Depois de preso, Lajes conversou com a mulher pelo celular e pediu: "Abre meu cofre, tira tudo que tem dentro e bota em uma sacola. Não queira saber o que tem porque isso não te interessa". Uma câmera do apartamento do casal em Perdizes, na zona oeste da capital, flagrou a mulher arrastando sacolas. Os federais chegaram a tempo de apreender a cocaína, 70 mil e US$ 84 mil, além de reais. Na última quarta-feira foram presos mais quatro suspeito: os investigadores Gustavo Gomes, Edson Melin, Mariano Pinto e André Souza, todos do Denarc. Eles também alegam inocência.
A chamada Operação Dark Side mostra que os policiais forneceram a bandidos até um Fiat Strada, apreendido pelo Denarc em 26 de outubro de 2010. Em fevereiro de 2012, o veículo foi flagrado pelos federais sendo dirigido por Athiê e por um homem suspeito de tráfico.
Mortes. Os federais descobriram ainda que o investigador Lajes aparecia como testemunha no inquérito sobre as mortes do colombiano Bernardo Castanho Estrada e do argentino Fabian Alejandro Gugliese. O crime aconteceu em 26 de novembro de 2011, no Guarujá. Lajes disse que Estrada era seu informante. Segundo a versão apresentada pelos envolvidos à Delegacia do Guarujá, o argentino teria tentado assaltar a casa e o colombiano tentara impedi-lo. Ou seja, um teria matado o outro.
Em outubro de 2012, os federais interceptaram um telefonema do investigador no qual ele diz ao seu chefe no Denarc que estava levando "uns uisquinhos" supostamente para o delegado responsável pelo inquérito das mortes no Guarujá.
O Guarujá era uma das cidades que abrigavam cativeiros de traficantes. Um deles ficava em uma casa na Avenida Veraneio, na Enseda. Um sítio em Ibiúna também fora usado para o mesmo fim.
No total, foram apreendidos 340 quilos de cocaína, carros e um celular com o traficante boliviano Heber Carlos Berberi Escalante, com imagens de um traficante acorrentado, pedindo à família para entregar US$ 300 mil aos policiais para não ser morto. O próprio Escalante teria pago US$ 1 milhão para não ser preso. A Secretaria da Segurança Pública abriu os processos administrativos contra os investigadores presos. "As últimas prisões contaram com a cooperação da Corregedoria da Polícia Civil", disse o secretário Fernando Grella Vieira. FAUSTO MACEDO, JOSÉ MARIA TOMAZELA e MARCELO GODOY
 


Cura da leucemia é anunciada por cientistas


 Foi publicado nesta semana uma pesquisa no New Engand Journal of Medicine que abre espaço para o tratamento de uma forma de leucemia muito complicada para os médicos, a leucemia linfocítica aguda (LLA). Especialistas da Universidade da Pennsylvania conseguiram curar uma paciente infantil utilizando  um método de reprogramação das células da defesa.
A garota é esta da foto, Emily Whitehead. Ela foi diagnosticada com a doença quando tinha apenas cinco anos. Como os tratamentos convencionais não estavam surtindo efeito, os pais da menina resolveram tentar o tratamento experimental.
O método consiste em modificar geneticamente as células de defesa. Assim, elas passam a combater as células cancerígenas. Um ano depois, Emily permanece sem a doença.
O método ainda não apresentou 100% de eficácia em outras pessoas – houve um paciente que morreu -, mas abre espaço para a cura de outros tipos de câncer, como da mama e da próstata.






Itep abre vagas para contratação de professores temporários em Araripina

blog do Bruno Morais 

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco está com inscrições abertas para contratação de professores temporários para os cursos de nível técnico dos Centros Tecnológicos do Estado, como informa o Diário de Pernambuco. São oferecidas 64 vagas e mais formação de cadastro de reserva (69 vagas), em cinco Centros Tecnológicos: Araripina, Peixinhos, Caruaru, Garanhuns e Serra Talhada. O edital, com todas as informações sobre a seleção, está disponível no site do Itep.
Os interessados devem se inscrever diretamente nas sedes dos CTs, até o dia 10 de abril, por meio da entrega de ficha de inscrição e documentação constantes do edital. Os candidatos podem concorrer em até três unidades temáticas dos cursos oferecidos, desde que vinculadas a um mesmo CT.
O processo seletivo será realizado através de análise curricular e avaliação didática. A 1ª fase acontecerá de 11 a 19 de abril, com publicação do resultado preliminar até o quinto dia útil após sua conclusão.  Já a 2ª fase será realizada de 29 de abril a 8 de maio, sendo o resultado final do processo divulgado no dia 17 de maio, no site do Itep e nas secretarias dos CTs.
Oportunidade
Em Araripina, o curso de eletroeletrônica dispõe de cinco vagas para professores, enquanto o de Química oferece oito vagas. Outras 13 oportunidades são para formação de cadastro de reserva. Já no CTCD, as cinco oportunidades, no curso de comunicação visual, são para cadastro de reserva.
Salário
A remuneração varia de acordo com o nível: técnico de nível médio, R$ 20,00 por hora/aula; graduado, R$ 25,00 por hora/aula; especialista, R$ 30,00 por hora/aula; mestre, R$ 35,00 por hora/aula; e doutor/consultor, R$ 45,00 por hora/aula.

Ouricurienses começam a se mobilizar por candidatura de deputado do município

BLOG DO BRUNO MORAIS 

Nas ultimas semanas foi fácil ver em Ouricuri, veículos com adesivos com os seguintes dizeres: “XÔ DEPUTADOS DE FORA. OURICURI MERECE RESPEITO”. Essa manifestação mostra que muita gente já está de olho nas eleições de 2014, e que principalmente reivindicam candidatos próprios do município.
A nossa reportagem conversou com o funcionário público e idealizador da campanha, Lenildo Medeiros, mais conhecido por Lenildo de Dorgival. Ele falou como surgiu essa iniciativa. “Falta muito compromisso e respeito ao povo de Ouricuri. A população clama por um deputado próprio do município, que por sua vez defenda os interesses dos ouricurienses e de todos da região do Araripe”, disse.
BLOG DO BRUNO MORAIS. - XÔ DEPUTADOS DE FORA 

Ele ainda citou como exemplo Petrolina, cidade que tem 5 deputados, entre federais e estaduais que lutam todos os dias pelo desenvolvimento da região do São Francisco. Lenildo ainda completa: “Precisamos de deputados legitimamente nossos, que busquem ações e desenvolvimento para Ouricuri e região”.
Desde que os Felipe Coelho e Gilvan Coriolano deixaram a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Ouricuri perdeu sua força e representatividade política perante o cenário estadual.
Perguntado sobre o único deputado da região, Raimundo Pimentel (PSB), Lenildo disse que dificilmente apenas um parlamentar do Araripe, conseguirá realizar um bom trabalho por uma região tão grande. “Precisamos de mais força na Alepe”, finalizou.

Filho é suspeito de matar a própria mãe a pauladas


Um homem que já era acusado de assassinar o próprio pai agora é também suspeito de matar a mãe a pauladas dentro de casa, na Rua Equador, em Chã da Tábua, São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Depois do crime, na madrugada desta terça-feira (26), ele teria tentado incendiar a residência.
O suspeito, Leandro Martins de Souza, de idade não informada, chegou a ser capturado por vizinhos, que também conseguiram conter as chamas na casa. Antes que fosse linchado, a Polícia Militar conteve a população e o encaminhou ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Zona Sul do Recife, onde ainda prestava esclarecimentos no início da manhã.
A polícia, que não informou as motivações do crime, deve autuar Leandro em flagrante e encaminhá-lo ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. O corpo da mãe dele, a doméstica Maria José Martins de Souza, 55 anos, foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Centro da capital. (Informações Ana Abrantes)

Dilma: "SESSENTA BILHÕES BOTAMOS EM PERNAMBUCO"

Prefeito de Trindade recebe das mãos da presidente Dilma chaves de três ônibus escolares


O Prefeito de Trindade Dr. Everton Costa (PR) esteve ontem (25) na cidade de Serra Talhada acompanhado do secretário de Educação - Juca Sá, Secretário de Obras - Lamarth Piancó e dos vereadores, Ubirajara Araripe (presidente da Câmara) Kilon Alencar e Everaldo (Lambú) em agenda com a presidente Dilma Rousseff pelo sertão pernambucano.

O prefeito recebeu das mãos da presidente as chaves de 03 ônibus escolares para proporcionar qualidade e bem estar aos estudantes da zona rural, além disso, a presidente citou que cidades com 50 mil habitantes será destinada uma caçamba, uma moto niveladora e uma patrol. De acordo com o prefeito, o discurso da presidente foi mais adiante. "Além da nossa alegria de receber das mãos da presidente 03 chaves de ônibus escolares, proporcionando melhorias para o trajeto dos nossos estudantes da zona rural até sua escola, Dilma deixou claro também que todos os municípios do semiárido será contemplado com este quite, independente dos 50 mil habitantes  reconhecendo a necessidade do nosso povo sertanejo", declarou o executivo de Trindade. 

Para poder abastecer o Araripe pernambucano foi anunciado uma ferrovia ligando Parnamirim, no Sertão, passando em Petrolina até Salvador, na Bahia. A linha se integrar à Ferrovia Transnordestina, disponibilizando mais emprego e renda para quem precisa.
Em seu discurso, a presidente Dilma enalteceu o Estado e falou do crescimento político e econômico.  “Pernambuco é um novo Pernambuco nos últimos dez anos. O governador tem um grande papel nisso, mas sem dúvida o governo federal, tanto na minha gestão, quanto na de Lula, também. Aqui conseguimos que a economia crescesse e a indústria aumentasse a sua presença”, declarou. A presidente fez questão, ainda, de fornecer cifras: “Aqui, nos botamos R$ 60 bilhões. O governo coloca não só na forma de orçamento da União, como na forma de financiamentos”, enfatizou, classificando o volume como extraordinário.
A presidente Dilma aproveitou, ainda, para fazer promessas e mandar recados a críticos de atrasos em obras e ações federais.  Uma delas é a Refinaria Abreu e Lima. “Tem gente que fala que não vai sair a refinaria. São aves de mau agouro que estão erradas porque nós vamos fazer a refinaria”. Outro exemplo a distribuição de milho para os agricultores. “O governo federal vai garantir milho. Se tiver que importar milho, vai importar”, proferiu.  


Com informações do Diário de Pernambuco / Foto: Roberto Stuckert Filho/PR e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Trindade.

segunda-feira, 25 de março de 2013

GUERRA NA VENTANIA: Blog do fotógrafo Fabiano Alencar endurece o tom em resposta a ataque feito por Dra. Socorro.

O que segue é uma resposta em forma de petardo. Pelo visto, não haverá possibilidade de arranjo político em 2014 entre o prefeito Alexandre Arraes e o deputado do PSB Raimundo Pimentel.

O tom é o que segue:

"APÓS MESES EM SILÊNCIO, DRA. SOCORRO PIMENTEL EXPRESSA TODA SUA MAGOA ATRAVÉS DE REDE SOCIAL

Cheia de sentimentalismo, Dra. Socorro Pimentel(PSL) candidata derrotada nas ultimas eleições para prefeito em Araripina, usou a rede social Facebook para destilar sua metralhadora giratória oposicionista.

Angustiada, ela afirma que está dando uma trégua de 03 meses a atual gestão. Os principais alvos da sua metralhadora, mesmo sem ela citar nomes, percebe-se que é um dos filhos do prefeito Alexandre, o vice-prefeito e seu irmão Ryan Lacerda.

Desconsiderando o modelo de gestão do PSB, ela chega a afirmar que somente a “elite” é beneficiada em Araripina, não enxergando o apoio e o esforço do governo Alexandre Arraes em estruturar com ações o Lar Geriátrico, o suporte aos feirantes do centro, as ações direcionadas ao homem do campo no enfrentamento da seca, entre outras inúmeras fáceis de identificar com uma simples consulta a Secretaria de Ação Social.

O texto chega a ser demagogo quando ela acusa a “elite” sendo que ela própria mora em apartamento na beira da praia em um dos bairros mais nobres da capital pernambucana, pra se ter uma ideia, o metro quadrado custa 12 mil, o apartamento da Dra. Socorro tem 400 metros quadrados, nesse caso o apartamento da “coitadinha” custa aproximadamente R$ 4.8000,000, 00 (quatro milhões e oitocentos mil reais). Fora outros patrimônios que não vale nem a pena expor aqui, como um flat avaliado em r$ 300 mil no resort Ancorar - Porto de Galinhas...
                                       Olha ai aonde é a brincadeirinha da coitadinha

Também não vale a pena lembrar dos 12 anos que o seu marido e deputado Raimundo Pimentel está no cargo e até o momento não teve habilidade e nem prestigio político relevante ao ponto de conquistar qualquer que seja um projeto que beneficie o povo do Araripe.

Toda oposição é mais do que justa, mas essa manifestação em rede social da doutora está mais do que na cara que é um sentimento de magoa, agora os reais motivos somente ela sabe quais são.

MEU ARARIPE
Resta provado que não há a menor possibilidade de reaglutinação de forças dentro do PSB local. A campanha passou mas os ânimos não serenaram. Com menos de três meses de administração e uma eleição de deputado apontando no horizonte, a 'metralhadora' oposicionista da médica já foi acionada, acionando assim o 'sistema de defesa'.
Dra. Socorro não quer mesmo abrir espaço para o surgimento de nova força de oposição, mesmo que para isto anule as chances de união política para trabalhar a renovação do mandato do esposo,  deputado Raimundo Pimentel, que sonha ser candidato a deputado federal num acordo geral. (Extraido do blog Meu Araripe)

No mesmo palanque de Eduardo, Dilma cobra ´parceiros comprometidos´




SERRA TALHADA (PE) - A cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, virou simbolicamente a capital da política nacional nesta segunda-feira (25), para onde todos os holofotes estavam direcionados, ao receber uma visita da presidente Dilma Rousseff (PT) em meio ao tensionamento na relação entre PT e o PSB, do governador Eduardo Campos, que ameaça romper com a base governista e se lançar candidato ao Palácio do Planalto em 2014. Sabendo disso, a presidente fez um discurso meticuloso, que, ao mesmo tempo em que exaltou os investimentos do governo federal no desenvolvimento do Brasil e de Pernambuco, mandou recado para o socialista, ao cobrar "comprometimento" de "parceiros".

"Nenhuma força política sozinha é capaz de dirigir um País com esta complexidade. Precisamos de parceiros e precisamos que estes parceiros sejam comprometidos com este caminho", disse, ao lembrar que o governo do PT "reduziu a distância entre ricos e pobres".

Em um discurso com cerca de 50 minutos, a petista também enfatizou que o esforço para minimizar as diferenças sociais serão "aceleradas ainda mais" em 2013.  Ensaiando um discurso de presidenciável, Eduardo vem fazendo críticas ao governo federal, questionado a capacidade de investimento e tendo chegado a dizer que é possível fazer mais.
Apesar do recado, Dilma e Eduardo mantiveram as aparências. Chegaram juntos ao Parque de Exposições, onde houve os discursos, o socialista levou a presidente para falar com alguns prefeitos e técnicos e ambos conversaram no palanque em alguns momentos, durante os discursos.

Ao cumprimentar o governador na sua fala, Dilma o chamou de "grande parceiro, um parceiro extremamente respeitado pelo meu governo".
Dilma veio ao Estado com um arsenal grande para enfrentar os movimentos eleitorais de Eduardo. Anunciou a liberação de R$ 2,8 bilhões para obras hídricas, viárias e no Porto de Suape. Disse que está fazendo a "mesma coisa" que Lula fazia quando era presidente: "conversar com Eduardo e trazer obras e benefícios".

Ainda lembrou somando verbas liberadas pelo governo federal, pelas estatais e por meio de financiamentos, já foram liberados R$ 60 bilhões para Pernambuco, montante que ela classificou como "volume extraordinário".

"Eu queria dizer para vocês que nós estamos vendo uma mudança acelerada aqui na região. Pernambuco, eu acho, é um novo Pernambuco nos últimos dez anos e, sem dúvida, o governador tem um grande papel nisso, e o governo federal, tanto com o Lula quanto na minha gestão, também tem", destacou.

Miriam Belchior anuncia R$ 3,1 bilhões em obras para Pernambuco

Eduardo e MiriamA ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou, hoje (25) pela manhã, um pacote de investimentos do Governo Federal em Pernambuco. O volume totaliza R$ 3,1 bilhões em recursos diretos da União.
Entre as obras previstas estão a construção do Ramal de Entremontes, que levará água do Rio São Francisco para o Eixo Leste do projeto da Transposição, além da construção do Arco Metropolitano, promessa de campanha do governador Eduardo Campos (PSB), em 2010. Os recursos são oriundos do PAC2.
Além das duas obras citadas, os R$ 3,1 bilhões anunciados pelo Governo Federal contemplam ainda a ampliação do Porto de Suape – a menina dos olhos do governador Eduardo Campos – com a construção de dois novos terminais. Esta benfeitoria será tocada pelo Estado.
O pacote de bondades da presidente Dilma Rousseff (PT) prevê R$ 775 milhões para construção de adutoras e barragens. Esse montante está incluso o orçamento para conclusão da Adutora do Pajeú, que levará água até municípios da Paraíba.
Por último, a ministra Miriam Belchior anunciou a duplicação da BR-423, do trecho entre os municípios de São Caetano a Garanhuns, ambos no Agreste de Pernambuco. (fonte: Folha de Pernambuco) extraído do Blog do Carlos Brito

“Estouramos as cercas dos currais atrasados”, diz Eduardo sobre dominação política com o uso da água

dilmaTerminou há pouco minutos o discurso do governador Eduardo Campos em Serra Talhada. Ele está ao lado da presidente Dilma Rousseff e dos ministros Fernando Bezerra (Integração) e Miriam Belchior (Planejamento) inaugurando a primeira etapa da adutora do Pajeú, orçada em R$ 198 milhões.
O custo total da obra é R$ 547 milhões e vai beneficiar 400 mil pessoas em 21 municípios entre Pernambuco e Paraíba.
O governador pernambucano criticou a velha política do uso da água como instrumento de dominação. Sem citar nomes, Eduardo disse que muita gente se elegeu com a indústria da seca. “Estouramos as cercas dos currais atrasados“, discursou em tom inflamado.
Eduardo deu sinais de que pretende caminhar ao lado de Dilma em outras empreitadas. Após desejar boas vindas, o governador frisou que Dilma sempre teria nele “um companheiro e um amigo de grandes jornadas“. “A generosidade jamais vai afetar a compreensão que temos de Brasil“, concluiu Campos. (Carlos Brito)

Secretários estaduais vão à Serra Talhada apresentar ações do Comitê de Convivência com o Semiárido




Além do governador Eduardo Campos, da presidente Dilma Rousseff e do ministro Fernando Bezerra Coelho, os secretários de várias pastas do Governo de Pernambuco estão em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, para dar detalhes das ações do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido.
Na manhã desta segunda-feira (25), os secretários de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos; de Recursos Hídricos, Almir Cirilo; Casa Civil, Tadeu Alencar; e Articulação Social e Regional, Aluízio Lessa; além do presidente da Compesa, Roberto Tavares, participaram de uma entrevista coletiva concedida às emissoras de rádios do Sertão do Pajeú.
Ao apresentar as ações do Comitê, os secretários destacaram o trabalho na área de infraestrutura hídrica, assistência à população e ao rebanho. Ranilson Ramos detalhou as ações de proteção à bacia leiteira do Agreste e do Sertão, sobretudo, a logística de distribuição de cana-de-açúcar e milho forrageiro.
Participaram, também, do encontro com a imprensa local, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) e estadual Augusto César (PTB). Em seguida, os gestores acompanharam o governador Eduardo Campos e a presidente Dilma Rousseff na solenidade de inauguração de parte do sistema que integra a adutora do Pajeú, também em Serra Talhada. (Fonte/foto: Ascom IPA)

Entrevista secretários PE_640x480

Durante Seminário de Direitos Humanos, Coordenador do Caatinga fala sobre direitos negados à população do Araripe

DSC_0866 

“A gente não quer só comida… A gente quer inteiro e não pela metade”. Foi com o trecho da música de Titãs, que o Coordenador de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas do Caatinga, Márcio Moura finalizou a palestra sobre direitos no Araripe, proferida na manhã de hoje, 22, no Centro Catequético Nossa Senhora de Fátima, em Ouricuri-PE, durante o Seminário regional: Pernambuco pelos Direitos Humanos.
O Coordenador trouxe dados e demandas colocados pelos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável dos municípios do Araripe Pernambucano, dos quais ele participa enquanto representante da instituição, como acesso a água, moradia, saneamento básico, alimentação, transporte e saúde. Além disso, ele salientou a necessidade de uma ação efetiva de proteção à mulher no Araripe.
“No site da Secretaria da Mulher do estado saiu a noticia: Vitória do Santo Antão recebe delegacia especializada da Mulher, ai eu pergunto, por que no Araripe, não? A gente pensa que só vai acontecer com os outros, mas isso pode acontecer com a gente”, disse referindo-se aos últimos casos de homicídio de mulheres ocorridos na região, a exemplo do de Yana Moura, sua prima.
Foram expostos ainda, dados sobre as tecnologias de convivência com o Semiárido construídas na região. Segundo Márcio já são mais de 8 mil cisternas construídas pelas Ongs Caatinga e Chapada no Araripe e parte do São Francisco. “Em Santa Cruz, com a última chuva, mais de 100 cisternas captaram água para consumo e para produção através das cisternas de placas. É isso que se faz necessário na zona rural. A tecnologia social é o que tem que ser feito para que as famílias agricultoras do semiárido vivam com mais dignidade”, argumentou em torno da defesa da implantação de uma política de aceso água para as famílias agricultoras.
O Seminário contou com a presença do Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Paulo Morais, do Prefeito de Ouricuri, Cezar de Preto, da Coordenadora do Fórum de Mulheres do Araripe, Francisca Nunes, Prefeituras de Santa Cruz, Granito e Santa Filomena, além de autoridades civis, judiciárias e executivas municipais e regionais. (Ascom Ong Caatinga)

Trindade ganha CDL

cdltrindade1 cdltrindade 

Aconteceu nesta sexta-feira (22) às 20h no Auditório Laudimiro L. Delmondes o evento de Abertura da CDL Trindade. O momento reuniu empresários, comerciantes, lojistas e várias lideranças políticas de Trindade, Ouricuri, Ipubi, Araripina, Petrolina e Recife para a solenidade.
O Presidente da CDL de Trindade, Dr. Alan Deyson Delmonde recebeu das mãos do Diretor Executivo da Federação Pernambucana de CDL’S, o Coronel Eduardo Oliveira, o documento que dá plena legalidade logística para início dos trabalhos na cidade de Trindade.
O presidente demonstrou alegria, mas lembrou da responsabilidade. “Para mim só tenho a agradecer por ter sido escolhido para estar à frente desta instituição, mas lembro que o trabalho exige de todos nós diretores local, responsabilidades e compromisso com os nossos lojistas e empresários de Trindade”, pontuou.
O prefeito em seu discurso ressaltou a satisfação que têm em receber a instituição. “A satisfação que recebemos com esta entidade de desenvolvimento econômico nos dá uma segurança ainda maior da assistência que precisamos dar para o pequeno ao grande empresário”, disse.
Ainda presentes na reunião, O presidente da CDL de Ouricuri – Assis Junior, o vice-presidente da CDL de Petrolina – Sandro Patrício, presidente da Câmara de Vereadores do município – Ubirajara Araripe, a gerente de Negócios do SEBRAE de Araripina – Lucélia Barros, o secretário de Indústria e Comércio de Trindade – Charles Gerlane de Barros, entre outras lideranças.
Segue os nomes e cargos dos membros da entidade CDL para Trindade:
Diretor Presidente: Alan Deyson Delmondes
Diretor Vice-presidente:  Romulo José dos Reis Gomes
Diretor Administrativo e Financeiro: Ismael Rubens Holanda
Diretora para assuntos de Meio Ambiente e Preservação: Aline Maria Peixoto Gonçalves
Diretor para assuntos Técnicos e Empresariais: Roldão Gilgio de Castro Miranda
Diretor de Serviços e Produtos: Mauro Cesar Magalhães de Carvalho
Diretor para assuntos Políticos e Parlamentares: José Demontier Pereira
Diretor para assuntos Sociais e Culturais e de Comunicação: Raimundo Domingues do Nascimento
Diretora Secretária: Gisnária Nunes Alves
Diretor para assuntos Comercial e Expansão: Humberto Aureliano da Silva.
Da ASCOM Prefeitura de Trindade

ENTREVISTA COM DANDA SIMEÃO RÁDIO SERTÃO ONLINE 25-03-2013




ERNILDO ARRUDA ( ADM. DO BLOG ) ENTREVISTA DANDA SIMEÃO ATRAVÉS DA RÁDIO SERTÃO ONLINE, O EX-VEREADOR E ATUAL SECRETÁRIO DE GOVERNO DE ALEXANDRE ARRAES ( PREFEITO DE ARARIPINA ). DANDA SIMEÃO FALA UM POUCO SOBRE SUA TRAJETÓRIA NA POLÍTICA, E A SITUAÇÃO DA NOSSA CIDADE ATUALMENTE.

Primeira entrevista da Rádio Sertão FM, aconteceu neste domingo das 10hs às 11hs:30min. Foi um momento de interação entre Ernildo Arruda e Danda Simeão, que falaram de política, momento passado e futuro de Araripina e toda trajetória política do experiente Danda.
Para quem não ouviu está aí toda entrevista, mesmo sendo em caráter experimental da rádio, foi considerada pelos idealizadores da rádio um sucesso de audiência.
Ernildo lembra a todos que após a semana santa a rádio terá programação normal e todos os domingos das 09 às 10 e 30 da manhã, haverá entrevistas e bate papos com personalidades da vida política, cultural e social da região do Araripe.



CLICK NO PLAYER E OUÇA A ENTREVISTA

Depois de mostrado nesse blog, Araripina contra-ataca o Aedes Aegypti e organiza comitê de combate a dengue



 A Secretaria Municipal de Saúde e diversos organismos da saúde municipal participaram na manhã de hoje (25) da primeira reunião do comitê municipal de mobilização contra a dengue. Além da criação do comitê também foram discutidas as primeiras ações para combater a proliferação do mosquito e diminuir os casos de suspeita de dengue.
O comitê deliberou sobre diversas atividades que podem ser colocadas em prática tanto para o combate à larva do mosquito quanto ao mosquito alado. A Secretaria vai atuar em todos os cenários em que o mosquito esteja presente e irá mobilizar os bairros e moradores para caminharem juntos nesta ação com a participação de diversos organismos do município como Agentes de Combate à Endemias, membros dos PSF de cada região e professores da rede municipal de ensino.
Com esta ação efetiva em cada bairro a Secretaria de Saúde espera reduzir o número de incidência do mosquito e também diminuir os casos de suspeitas de dengue na cidade.
Nos próximos dias o comitê irá divulgar o calendário de ações em cada bairro para que a comunidade saiba antecipadamente o dia que os mutirões irão passar na sua localidade. A visita em cada residência é fundamental, pois números indicam que 90% dos casos de foco do mosquito estão localizados dentro das residências.
Além de representantes da Secretaria estavam presentes membros da área da atenção básica, agentes de combate a endemias, vigilância ambiental e epidemiológica, diretoria de vigilância sanitária e Secretarias de Meio Ambiente e Educação e também da Diretora da IX Gerência Regional de Saúde Danyella Paiva. (ASCOM) 

postado por: Ernildo Arruda