domingo, 24 de fevereiro de 2013

Vaticano rebate boatos de corrupção e sexo na Igreja

 O Vaticano iniciou, neste sábado, uma verdadeira contraofensiva para rebater 'informações falsas', 'boatos' e 'calúnias' publicadas pela imprensa italiana sobre uma trama de corrupção, tráfico de influência e sexo dentro da Cúria Romana, que seriam uma manobra para 'condicionar' o conclave que escolherá o novo Papa.
'Se, no passado, eram as chamadas potências, ou seja, Estados, que queriam condicionar a eleição do papa, hoje se trata de envolver a opinião pública', lamenta num comunicado pouco comum a Secretaria de Estado. 'Através dos séculos, os cardeais tiveram que enfrentar múltiplas pressões na hora de eleger o pontífice por parte de diferentes poderes, enfrentando lógicas de tipo político e mundano', completa a nota da instituição vaticana presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone.
Hoje, 'tenta-se alterar a opinião pública por meio de argumentos e avaliações que não percebem o sentir espiritual que a Igreja está vivendo'. 'É deplorável que ao aproximar-se o início do conclave se multiplique a divulgação de notícias não verificadas nem verificáveis e inclusive falsas, que causam graves dano a pessoas e instituições', ressalta o comunicado.
Poucas horas antes, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, rebateu 'a desinformação e, inclusive, as calúnias', sobre possíveis intrigas na cúpula da Santa Sé e a existência do chamado lobby gay, denunciado pelo jornal 'La Repubblica', uma das publicações de maior tiragem no país. (Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário