quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SERTÃO: TECNOLOGIA BIOMÉTRICA EM OURICURI

Tecnologia de Identificação Biométrica de Recém Nascidos será implantada na maternidade Mãe Coruja de Ouricuri

imagesA Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) apresentaram, nesta terça-feira (5), o Projeto de Identificação Biométrica do Recém Nascido, com informa o G1. A medida busca aperfeiçoar o reconhecimento do bebê no momento do nascimento, ainda na sala de parto, através de coleta de impressões digitais por biometria eletrônica. Atualmente, a identificação é realizada com a coleta de impressões digitais dos pés com tinta. Essa tecnologia chegará a Maternidade do Mãe Coruja de Ouricuri somente em 2014.
De acordo com Jurandir Carneiro Leão, coordenador do projeto e gerente do IITB, a tecnologia é pioneira no país. “Pernambuco é o primeiro lugar do Brasil que faz esse tipo de identificação biométrica por meio eletrônico”, afirma. Segundo ele, vez por outra a coleta com tinta na sala de parto fica borrada e a identificação, prejudicada. “Era preciso um equipamento eletrônico que fizesse isso. Ele já foi testado e aprovado pelos peritos do Instituto e a visualização dos desenhos é muito boa”, afirma. Quando instalado, o equipamento vai recolher impressões digitais dos dedos da criança e não do pé, como é feito hoje em dia.
 
O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, que escolheram o IITB para comandar o projeto piloto e instalar em unidades de saúde de todo o estado. O reconhecimento do filho será atrelado ao da mãe em um arquivo civil e no caso de possíveis trocas de bebês, o IITB vai poder fornecer a identidade da criança e realizar um confronto de dados. “Isso vai evitar a troca e subtração de bebês e pretende combater também o tráfico de crianças”, diz o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário