terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PEDIDO SURPREENDE: ADVOGADO DE DEFESA PEDE PRISÃO DE SEU CLIENTE NO CASO DA "KISS"

Pedido surpreende; para advogado, polícia precisa de tempo para trabalhar

Jader Marques, advogado de Elissandro Spohr, o Kiko, um dos sócios da boate Kiss, em Santa Maria, pediu ontem à Justiça a prorrogação por 30 dias da prisão provisória do empresário, um dos que a polícia responsabilizou do incêndio que matou 239 pessoas na boate. O pedido, inusitado, surpreendeu a polícia gaúcha e até a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo Marques, o pedido é para permitir que a polícia ganhe mais um mês para concluir as investigações sobre o incêndio, ocorrido na madrugada de 27 de janeiro. O advogado criticou o trabalho policial, que classificou como "atentado contra o direito de defesa".
- Ele oferece sua liberdade para que a autoridade policial tenha tempo de ouvi-lo, para deixá-lo exercer seu direito de defesa. Não há hipótese de prisão preventiva, porque o réu não se opõe e nem dificulta o inquérito. Entregar ao Ministério Público uma peça incompleta é dizer que materialmente a investigação não está pronta - alegou Marques.
O advogado disse ainda que Kiko aceitou ser transferido para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, depois de receber alta do hospital de Cruz Alta, para que fosse ouvido pela polícia. Marques informou que o empresário quer contrapor as informações dos bombeiros sobre a colocação da espuma tóxica no teto da Kiss, e também as do engenheiro que recomendou o material, além de uma ex-funcionária da boate que acusa o empresário como responsável pelo incêndio.
Além disso, Kiko quer ser acareado com os dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira que estão presos, além de participar de nova reconstituição do acidente.
- Possivelmente não há outra pessoa capaz de identificar a Kiss, mesmo que sob escombros, com mais facilidade do que ele. Kiko quer o direito de voltar à boate com os peritos para explicar até onde a espuma cobria o teto - disse o advogado.
Marques reclamou que a polícia não ouviu a namorada de Kiko, Nathália Doronche, que estava na boate na noite da tragédia. Para o advogado, a presença dela seria uma prova de que não houve dolo por parte de Kiko.
A OAB refutou as acusações de cerceamento de defesa por parte de Marques. Segundo o presidente da seccional Santa Maria da OAB, Péricles da Costa, não há nenhuma anormalidade na investigação policial:
- A OAB acompanha o inquérito desde o princípio e não fez nenhuma observação que macule ou denote pressa ou ânsia por parte da polícia em concluir a investigação. Pelo contrário. O que observamos foi cuidado e rigor no trabalho. (O Globo)

Título e adaptação Araripe Informado

Nenhum comentário:

Postar um comentário