quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Araripe Informado traz em primeira mão tudo que aconteceu de maior relevância e importância ontem na 7ª Sessão da Câmara de Vereadores de Araripina

COM CASA CHEIA, CÂMARA DE VEREADORES DAR O PRIMEIRO PASSO PARA APROVAÇÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA


     Foto: Araripe Informado

O vereador presidente da câmara Luciano Capitão, iniciou saudando a todos, frisou a importância da imprensa presente, em especial ao Blog Araripe Informado transmitindo ao vivo aquela reunião.
Com plenário lotado, o presidente da casa Luciano Capitão sugeriu a todos os vereadores que dispensassem o primeiro expediente e passassem de imediato para o segundo expediente do dia, que tinha como pauta principal a reforma administrativa, projeto de lei que moderniza o organograma do Executivo Municipal.
O odontológo Newton Rafael, representando servidores da saúde, lembrou em tribuna que havia sido baixada portaria suspendendo as gratificações e conseqüentemente redução nos vencimentos de grande parte dos servidores da saúde e continuou “Os vencimentos pagos hoje aos funcionários da saúde é os mesmo pagos há 10 anos, venho pedir a vocês senhores vereadores que sejam favoráveis ao Plano de Cargos e Carreira (PCC) dos servidores da saúde, e aprovem o PCC quando chegar à câmara” disse o odontologo Newton Rafael.
Esperamos que este PCC da saúde venha realmente beneficiar com melhorias de salário e condições de trabalho para todos os funcionários da saúde, e não só beneficiar os profissionais de nível superior, como aconteceu no ano passado, quando médicos e enfermeiros se reuniram com o secretário de saúde à época e obtiveram gratificação salarial após uma reunião a portas trancadas, deixando de fora os demais profissionais da saúde de nível médio, a exemplo de bons profissionais como os técnicos de saúde e auxiliares. “Esta discriminação desvaloriza e desestimulam um profissional atuante que se responsabiliza pela assistência direta a saúde da comunidade” disse a técnica em enfermagem Vânia Jacó “Tenho conhecimento que alguns profissionais de mesmo nível recebem gratificações diferenciadas, e ainda, adicionais de insalubridade conferidos pelo setor jurídico do município, e após requerimento para que eu receba adicional de insalubridade, mesmo com o laudo atestado pelo médico do trabalho, esclarecendo a alto grau de insalubridade ao qual estamos submetidos eu e outros colegas no ambiente de trabalho, e estamos com nossas funções incluídas nas profissões insalubres, reconhecida pela Constituição Federal, pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e pelo Estatuto do servidor Estadual, pelo qual o Município rege seus servidores, foi segundo o procurador jurídico do Município, definitivamente indeferido E AINDA INFORMOU QUE NÃO ADIANTAVA NEM ENTRAR NA JUSTIÇA. Resta à indignação em saber que iguais são tratados de forma desigual, apenas por favorecimento político”, desabafou a técnica em enfermagem.

Dando continuidade ao ato público na câmara de vereadores, o presidente da câmara Luciano Capitão disse que: “O município vem necessitando do PCC não é de hoje é de muito tempo atrás, e se for a beneficio do povo e não venha prejudicar de alguma forma o Município, vocês podem ter certeza que não só eu, mas como todos os companheiros vereadores aqui presentes estarão de acordo, não só do PCC da saúde, mas de todos os servidores do Município” destacou Luciano Capitão. Bem que poderiam dar andamento ao PCC dos agentes administrativos, que há muito estão esquecidos e prejudicados com a defasagem salarial, mesmo existindo profissionais com nível de escolaridade superior e até mestrado, não é considerado de forma alguma como título e condições para adicional no salário, hoje um agente administrativo responsável pela burocracia da administração, que não tinha padrinhos políticos, sem nenhuma gratificação ao longo de décadas de trabalho, recebe um salário mínimo por quarenta horas de trabalho semanal, as quatro semanas do mês, totalizando 160 horas trabalhadas, esperamos que com a gestão do prefeito Alexandre Arraes, esses importantes profissionais sejam lembrados e reconhecidos como de fato merecem.
Em seguida o líder do governo municipal na câmara, o vereador Francisco Edivaldo, pediu um aparte e disse: “Com relação à portaria extinguindo as gratificações foi baixada pelo Cel. Adalberto durante a intervenção e ainda está em vigência, mas até o dia 1º de março o prefeito Alexandre Arraes vai revogar esta portaria, e todo profissional que tiver direito a sua gratificação, trabalhando além da carga horária de serviço, terá sua gratificação restabelecida” frisou com firmeza o vereador Francisco Edvaldo.
 O presidente do sindicato dos servidores municipais de Araripina, o Senhor Thiago Silva, foi convidado à tribuna e em sua oportunidade disse: “Agradeço ao vereador Luciano Capitão, quero saudar todos os presentes, a imprensa, ao Araripe Informado” e continuou Thiago Silva, destacando que os agentes comunitários de saúde (ACS) não receberam suas gratificações devidas anteriormente e os enfermeiros estão fazendo até funções que não são de suas competências, assista (ouça) todo o conteúdo da fala do presidente do sindicato nos links postados abaixo (vídeo e áudio). Só pra complementar Thiago silva disse que os técnicos em enfermagem quando foram empossados recebiam o salário mínimo e mais 40%, hoje recebe o salário e apenas mais 5%, afirmou Thiago, falou das péssimas condições de alguns postos de saúde ESFs e de atrasos em pagamentos de médicos, conforme mostramos no vídeo abaixo. Segundo informações colhidas por este blog, a situação há tempos que vem sendo de apenas um salário mínimo a remuneração mensal dos técnicos de enfermagem e não tem mais essa gratificação ou aumento de 5%.
O vereador Francisco Edivaldo pediu novamente aparte e disse “O pensamento do senhor é muito salutar e esta casa dos vereadores está imbuída em representar estas classes, no caso do sindicato dos servidores, mas peço paciência aos senhores, hoje temos a obrigação em aprovar esta reforma administrativa, pois a partir de hoje estamos dando o direito ao prefeito Alexandre Arraes de montar sua equipe de governo, sexta feira será a segunda reunião para que possamos aprovar de vez esse importante projeto. Vamos a partir daí dar o direito ao prefeito de Araripina, fazer o município andar, dar o direito de o prefeito começar a governar, Alexandre está no cargo de prefeito apenas à aproximadamente 40 dias” destacou Francisco Edivaldo. Assista todo o discurso de Francisco Edvaldo através do link de vídeo abaixo ou ouça audio.
O projeto de lei segue para a segunda votação e conseuqentemente sua definitiva aprovação nesta sexta feira em reunião ordinária, na sessão de hoje 20.02.2013 a bancada de situação e de oposição entraram em consenso e votaram a favor por unanimidade do projeto de lei que moderniza o organograma do Executivo Municipal. O novo organograma principalmente no tocante as novas nomeações e contratações terão seus efeitos retroativos ao dia 1º de fevereiro.
Não restam dúvidas que a reforma administrativa é de extrema importância para a gestão do prefeito Alexandre Arraes, o prefeito está montando sua equipe, o município é extenso, as demandas são muitas e o prefeito pretende depois de formar toda sua equipe de trabalho, atacar e começar resolver todos os problemas do município. Por Ernildo Arruda

O ARARIPE INFORMADO DESEJA BOA SORTE AO PREFEITO ALEXANDRE ARRAES E TODA SUA EQUIPE DE TRABALHO E PARABENIZA OS VEREADORES PELA LIÇÃO DE DEMOCRACIA DADA ONTEM NA CÂMARA.

Obs: Ontem 20.02.2013 o Araripe Infromado transmitiu ao vivo a 7ª sessão deste ano da câmara de vereadores de Araripina. "Quero agradecer a todos que contribuiram para o sucesso de mais uma façanha do Araripe Infromado, agradecer ao apoio da Câmara de vereadores, aos técnicos de infomática Rafael, Hermes Alves e Leonardo, da Léo Multimídias, também aos amigos Jorge Posseti e Fabiano Alencar pelas parcerias entre seus blogs, R7 Águia Forte e Araripina.com, com o Araripe Informado. Ernildo Arruda, Administrador do Araripe Informado.

Edição: Ernildo Arruda
Postado por: Araripe Informado.

Araripe Informado chegando à frente, uma maneira diferente de fazer jornalismo.


Aqui ouçam audio da 7ª sessão da Câmara de vereadores de Araripina, ontem 20.02.2013
AUDIO CAMARA DE VEREADORES DE ARARIPINA

Um comentário:

  1. Importante cobertura da imprensa nas atividades da Camara que envolve servidores municipais

    ResponderExcluir